sábado, 29 de maio de 2010

Transporte

Após a erosão, os sedimentos ficam soltos, como já explicamos anteriormente e sofrem a sua deslocação pelos agentes transportadores, que são, praticamente, os mesmos que actuam na meteorização.

O vento, por exemplo, tem uma acção importante principalmente nos locais onde os produtos da meteorização não estão protegidos por vegetação ou outros obstáculos. O vento arranca detritos incoerentes e secos. Este fenómeno denomina-se deflação, podendo originar um modelado designado por blocos pedunculados (massas rochosas escavadas na parte inferior).


Este tipo de erosão eólica denomina-se corrasão. A acção erosiva causada pelos diferentes tipos de águas (pluviais, fluviais, subterrâneas, lacustres, marinhas, glaciares, etc.) é sobejamente conhecida. Por exemplo, a capacidade de erosão de um rio é máxima quando experimenta grandes cheias e a sua água atinge grande velocidade. A velocidade de desgaste do leito do rio depende do caudal, do declive, da natureza dos detritos arrastados e das rochas constituintes do leito, e varia ao longo do curso do rio.

Durante o transporte ocorre:


Quando estes agentes perdem a capacidade de transportar, devido a uma diminuição da velocidade, ocorre a sedimentação.

0 comentários:

Enviar um comentário